14 de Maio - Dia do Seguro
- Jun Nakahata
- 14 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Há mais de 50 anos o dia 14 de maio está marcado como Dia do Seguro para todos os países da América e na Espanha. A data faz referência à primeira Conferência Hemisférica de Seguros, realizada em 1946, em Nova York.
As comemorações do Dia do Seguro servem para chamar a atenção para a importância desse produto que, ao longo dos anos, foi evoluindo para levar ainda mais proteção e tranquilidade aos consumidores.
História do Seguro
O conceito de indenizar um bem é bastante antigo. A história do seguro remonta a séculos antes de Cristo, quando as caravanas atravessavam os desertos do Oriente para comercializar camelos. Como alguns animais sempre morriam no caminho, os cameleiros firmaram um acordo no qual pagariam para substituir o camelo de quem o perdesse.
No ramo da navegação também foi adotado o princípio de seguro entre os fenícios, cujos barcos navegavam através dos mares Egeu e Mediterrâneo. Existia, entre os navegadores, um acordo que garantia a quem perdesse um navio a construção de outro, pago pelos demais participantes da mesma viagem.
O primeiro contrato de seguro nos moldes atuais foi firmado em 1347, em Gênova, com a emissão da primeira apólice. Era um contrato de seguro de transporte marítimo. A primeira “apólice terrestre” surgiu apenas em 1488. Foi assinada em Florença para o rei Fernando I e garantia a indenização de uma coroa preciosa, já que a original seria transportada até Nápoles.
Em 1583 surgiu o primeiro seguro de vida, feito por William Gybbons, um empresário de Londres. Foi emitido para 16 mercadorias pertencentes à Câmara de Seguros.
Como podemos observar, os seguros estão presentes em nossas vidas desde muito tempo. Neste Dia do Seguro, vale o reforço de que estar protegido é sempre muito importante.
Nós, da Hazo Corretora, estamos sempre à disposição para garantir sua tranquilidade e segurança, protegendo seus bens, sua vida e sua família, seu bem mais precioso.










































Comentários